Proj.Ped.5.2.Habilidades-do-Egresso

Projeto Pedagógico

5.2 Habilidades do Egresso

 

Pensando um processo de aprendizagem que prepare o formando para a sua especificidade, mas que também o torne capaz de atuar em áreas afins, e baseando-se no que dispõem as Diretrizes curriculares para os cursos de Letras (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2001a) e no que sugere Fiorin (2001, p. 17) – que recorre à Portaria MEC n. 55/98 –, esta proposta relaciona as seguintes competências e habilidades esperadas de um profissional de Letras (ressalte-se que um domínio mais amplo das duas últimas habilidades relacionadas, deverá ser exigido dos licenciandos):

  • domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
  • domínio teórico e crítico dos componentes fonológico, morfossintático, léxico e semântico de uma língua;
  • capacidade de reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • reconhecimento das variedades lingüísticas existentes e dos diferentes registros da linguagem;
  • domínio de diferentes noções de gramática;
  • conhecimento da estrutura e funcionamento de uma língua, nas perspectivas sincrônica e diacrônica;
  • domínio ativo e crítico de um repertório representativo de uma dada literatura;
  • visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias;
  • preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho, incluindo a utilização dos recursos da informática;
  • percepção de diferentes contextos interculturais;
  • domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
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