Proj.Ped.4.1Articulacao-entre-Teoria-Pratica
Projeto Pedagógico 4. Princípios Norteadores para a Formação do Profissional
Atendendo ao que dispõe a legislação e dando continuidade ao que vinha sendo desenvolvido na Faculdade de Letras, este projeto busca superar a dicotomia teoria/prática, prevendo componentes curriculares articuladores da relação entre teoria e prática e entre ensino e pesquisa, ao longo da formação, nas diversas etapas do processo. Ressalta-se a realização da “prática como componente curricular” ao longo do curso, obrigatória a cada semestre, conforme detalhado adiante. Essas atividades apresentam conexão com as diversas disciplinas, tanto do Núcleo Comum como do Núcleo Específico, envolvendo todo o corpo docente da unidade. Acata-se, assim, a exigência de se “incorporar outras formas de aprendizagem e formação presentes na realidade social” (FORGRAD, 2002, p. 110-111). A articulação teoria e prática, ensino e pesquisa será igualmente contemplada no âmbito das disciplinas. Como resultado, pretende-se chegar à superação de uma outra dicotomia: licenciatura/bacharelado, uma vez que o licenciado deve realizar pesquisas para desempenhar eficientemente suas funções e o bacharel, muitas vezes, visa ao ensino no nível superior após a conclusão de cursos de mestrado e doutorado. As atividades ligadas à pesquisa de iniciação científica, às bolsas de licenciatura, de extensão e cultura e à monitoria igualmente promovem essas interações. Espera-se levar o aluno a perceber que a prática atualiza e questiona a teoria. Considera-se que, desse modo, o diplomado estará mais apto a responder às necessidades educativas e tecnológicas da sociedade. Tem-se em mente o que determinam as Diretrizes curriculares para os cursos de Letras (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2001a): [Os estudos lingüísticos e literários] devem articular a reflexão teórico-crítica com os domínios da prática – essenciais aos profissionais de Letras, de modo a dar prioridade à abordagem intercultural, que concebe a diferença como valor antropológico e como forma de desenvolver o espírito crítico frente à realidade. |