Licenciatura Intercultural
10 - Processo de Avaliação
A avaliação será feita de forma continuada pelo Conselho do Núcleo Takinahakỹ de Formação
Superior Indígena. Os relatórios dos docentes e dos estudantes e as pastas individuais de
acompanhamento servirão de base para o processo.
Também participarão da avaliação o corpo docente do Núcleo, os estudantes, as comunidades
indígenas e a Coordenação Geral do Núcleo. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem
possibilitará verificar a relação entre as finalidades educativas e as atividades realizadas para
consecução dos objetivos e, ainda, o grau de adequação dos conteúdos à realidade local.
10.1 - Avaliação do professor estudante
Por fazer parte do processo de formação global do professor estudante, a avaliação da aprendizagem
terá por objetivo identificar possíveis dificuldades do estudante com relação aos conteúdos em
estudos e a sua aplicação na sua prática docente.
O curso deverá propor formas que possibilitem ao estudante vencer suas dificuldades e percebê-las
como um processo importante na construção de seu conhecimento.
10. 2 - Processo individual do aluno
Nessa modalidade de avaliação o estudante irá acompanhar sua produção. Assim sendo, todos seus
trabalhos, anotações de campo, de aula, suas experiências, construções, descobertas, farão parte de
um processo individual, organizado pelo aluno. Nesse processo, o estudante também poderá colocar
relatos de suas experiências pedagógicas nas escolas indígenas, problematizando-as, ao mesmo
tempo em que fará relações com os conhecimentos adquiridos, experimentados e reelaborados, no
curso de formação.
10.3 - Avaliação inicial
A avaliação inicial tem por finalidade diagnosticar o conhecimento de cada estudante, suas
experiências pedagógicas, seus conceitos e preconceitos, as relações que ele consegue estabelecer
entre conhecimentos de diferentes áreas, bem como sua capacidade de análise. Será realizada uma
avaliação escrita no início de cada projeto temático que servirá de base para identificar o quadro a
ser trabalhado. De posse deste levantamento, será possível definir metodologias de ensino e
pesquisa e identificar quais assuntos ou conceitos exigirão do docente mais empenho.
10. 4 - Fichas de acompanhamento individual
As fichas serão preenchidas pelos professores formadores durante o desenvolvimento das atividades
de cada projeto educacional, visando a observar as atitudes e habilidades dos estudantes no que diz
respeito ao uso da oralidade, da escrita, da análise, da fundamentação teórica, da capacidade crítica,
da criatividade, da capacidade de ensino, pesquisa, dentre outras coisas.
10. 5 - Auto–avaliação
O estudante deverá desenvolver a capacidade de autocrítica. Para tanto, preencherá um formulário
no qual responderá algumas perguntas sobre o processo de sua aprendizagem, podendo também dar
sugestões sobre as atividades a serem desenvolvidas e fazer críticas.
10. 6 - Síntese
Ao final de cada projeto temático, os estudantes apresentarão uma síntese, relacionando os
conhecimentos adquiridos nas diversas áreas trabalhadas com suas práticas pedagógicas. O objetivo
dessas produções é fazer o aluno repensar sua prática à luz dos conhecimentos estudados.
10.7 - A avaliação das comunidades
As comunidades acompanharão o processo de formação de seus professores, promovendo
avaliações periódicas de seu desempenho.
10.8 - Avaliação do professor do curso
Os docentes que irão trabalhar na Licenciatura Intercultural devem, necessariamente, seguir às diretrizes do Projeto Pedagógico. Para tanto, devem estar constantemente dispostos a redimensionar sua prática, a compartilhar e a adequar o planejamento às necessidades dos seus alunos. A prioridade é pelo professor/pesquisador atuante em áreas indígenas e pelos que tenham experiências com educação escolar indígena.Os tipos de avaliação aqui propostos irão contribuir com a avaliação e reformulação do projeto.
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