Projeto Pedagógico 5.2 Habilidades do Egresso

Projeto Pedagógico

5.2 Habilidades do Egresso

Pensando um processo de aprendizagem que prepare o formando para a sua especificidade, mas que também o torne capaz de atuar em áreas afins, e baseando-se no que dispõem as Diretrizes curriculares para os cursos de Letras (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO , 2001a) e no que sugere Fiorin (2001, p. 17) __ que recorre à Portaria MEC n. 55/98 __, esta proposta relaciona as seguintes competências e habilidades esperadas de um profissional de Letras (ressalte-se que um domínio mais amplo das duas últimas habilidades relacionadas, deverá ser exigido dos licenciandos):

  • domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;

  • domínio teórico e crítico dos componentes fonológico, morfossintático, léxico e semântico de uma língua;

  • capacidade de reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

  • reconhecimento das variedades lingüísticas existentes e dos diferentes registros da linguagem;

  • domínio de diferentes noções de gramática;

  • conhecimento da estrutura e funcionamento de uma língua, nas perspectivas sincrônica e diacrônica;

  • domínio ativo e crítico de um repertório representativo de uma dada literatura;

  • visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias;

  • preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho, incluindo a utilização dos recursos da informática;

  • percepção de diferentes contextos interculturais;

  • domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

  • domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

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