Mostra de Cinema Canadense de Autoria indígena ocorre na UFG

Ministrada no dia 24 de março, a mostra tem o objetivo de divulgar as produções realizadas no projeto Wapikoni Mobile

A Mostra de Cinema Canadense de Autoria Indígena ocorreu dia 24 de março, no Auditório da Faculdade de Letras, no Campus Samambaia, com o objetivo de difundir as produções feitas pelos indígenas canadenses. O evento foi organizado pela Coordenação de Assuntos Internacionais (CAI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Embaixada Canadense no Brasil.

O evento contou com a presença da cineasta Manon Barbeau, responsável pela idealização e criação do projeto Wapikoni Móbile, no qual a meta é o ensino de cinema nas comunidades indígenas do Québec, no Canadá. O projeto possibilita, segundo Manon, que os jovens indígenas realizem seus próprios vídeos e exerçam sua a auto-representação (ver o índio como sujeito de seu próprio olhar).

Houve a apresentação de oito curta-metragens, além da fala da cineasta e da indígena Evelyne Papatie, representante do povo Algonquim canadense e membro do conselho administrativo do Projeto Wapikoni Mobile.

Evelyne conta da sua experiência de ser retirada de sua comunidade e realocada na casa de brancos. Experiência passada por todos de sua comunidade, já que o governo canadense os retiravam de seu território e os colocavam em uma reserva. As famílias brancas que abrigavam esses indígenas recebiam uma quantidade de dinheiro por isso. Ela conta que várias vezes pensou em fugir, já que o processo de adaptação é muito difícil, mas não o fez porque não tinha coragem de deixar seus irmãos sozinhos.

A indígena deixou sua família com cinco anos de idade, mas diz que só se costumou com o seu novo modelo de vida aos 12 anos. Ela conta que vários jovens de sua aldeia param de estudar cedo e começam a se envolver com drogas. Evelyne acha que com o projeto as pessoas da comunidade terão a oportunidade de se encontrarem, saírem do vicio e se assumirem como indígenas.

O Wapikoni Móbile existe desde 2004 e visa oferecer alternativas ao problema do isolamento social das comunidades nativas no Canadá. Além de produzirem os próprios documentários, os alunos também realizam a difusão dos filmes. As produções realizadas pelos indígenas já foram premiados no Canadá e em diversos países. Eles trabalham com um estúdio móvel, que fica dentro de um caminhão, para ensinar produção de vídeo e gravação musical a jovens índios no país.

O projeto vem ganhando destaque dentro do Canadá e também em outros países, principalmente porque tem ajudado a reduzir o alto índice de suicídios de jovens nestas comunidades nativas, bem como tem ajudado alguns indígenas a se livrar dos vícios das drogas e do álcool.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no link: http://www.onf.ca/aventures/wapikonimobile/excursionWeb/

Fonte: Ascom/UFG