noticia6577.jpg

200 Anos da Chegada da Família Real no Brasil

Lilia Moritz Schwarcz analisa
Semana passada, a Academia Brasileira de Letras trouxe aos palcos do Teatro R. Magalhães Jr. a análise do historiador britânico Leslie Bethell sobre o "Bicentenário da Chegada da Família Real ao Brasil". Nessa terça-feira, foi a vez da antropóloga social Lilia Moritz Schwarcz debater Os franceses e D. João VI.

Sob a coordenação dos acadêmicos Alberto da Costa e Silva
e José Murilo de Carvalho, o evento também fez parte da primeira edição do Ciclo de Conferências 2008. Segundo o presidente da ABL, Cícero Sandroni, a intenção é levar ao público palestras que irão aprofundar a discussão científica de um episódio histórico que marcou definitivamente o Brasil.Os franceses e D. João VI teve entrada franca e transmissão ao vivo pelo portal da ABL ( Academia Brasileira de Letras ). A palestra encontra-se disponível em vídeo e fotografia no Arquivo da instituição.

Conheça a conferencista:

Lilia Moritz Schwarcz

É professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP).

Foi professora visitante nas Universidades de Oxford e de Leiden, de Brown e Columbia, é fellow da Guggenheim Memorial Foundation e faz parte do comitê científico do escritório brasileiro de Harvard.

É autora, entre outros, de Retrato em branco e negro – jornais, escravos e cidadãos em São Paulo de finais do século XIX; O espetáculo das raças – cientistas, instituições e questão racial no Brasil do século XIX, Raça e diversidade, Negras Imagens, As barbas do Imperador – D. Pedro II, um monarca nos trópicos, No tempo das certezas, Símbolos e rituais da monarquia brasileira e Racismo no Brasil e A longa viagem da biblioteca dos reis, O livro dos livros da Real Biblioteca, Registros escravos e O sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e seus trópicos difíceis. Coordenou o volume 4 da História da Vida Privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea.

Foi curadora das exposições: Virando vinte: política, cultura e imaginário em São Paulo, no final do século XIX. Navio Negreiro: cotidiano, castigo e rebelião escrava, A longa viagem da biblioteca dos reis.

Lilia acaba de publicar um livro sobre a obra de Nicolas-Antoine Taunay – O sol do Brasil e fez a curadoria da exposição internacional do mesmo pintor, que será aberta no Museu Nacional de Belas Artes em maio deste ano, e na Pinacoteca do Estado de São Paulo em julho de 2008.

Fonte: Academia Brasileira de Letras