WhatsApp Image 2024-05-20 at 18.10.22.jpeg

Primeira Indígena Assume Cargo de Docente na UFG

Eunice Pikodi Caetano Moraes Tapuia destaca a conquista histórica para os povos originários e a ampliação da diversidade na UFG

Tomou posse hoje, 20/05/2024, na Faculdade de Letras da UFG, Eunice Pikodi Caetano Moraes Tapuia, que foi aprovada em Concurso Público e integrará o corpo docente do curso de Educação Intercultural. Doutora em Direitos Humanos e egressa do curso de Educação Intercultural, Eunice é a primeira indígena mulher a assumir o cargo de Magistério Superior na Universidade Federal de Goiás.

Segundo Eunice, essa é uma conquista significativa para os povos originários. Durante a cerimônia de posse, ela enfatizou que não chega sozinha à UFG, mas acompanhada de toda a sua comunidade, que avança coletivamente para uma nova etapa.

A Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, reforçou a importância da presença indígena na UFG, que teve início com a posse do professor Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé. Ela destacou que a inclusão de professores indígenas contribui para tornar a universidade uma instituição maior, mais brilhante e prestigiada.

Além disso, Angelita aproveitou para informar que a UFG aguarda recursos para a criação da Casa do Estudante Indígena. Esse projeto, desenvolvido em parceria com o escritório de projetos da FAV e mestres indígenas, visa atender estudantes e pesquisadores, não apenas do Núcleo, mas da UFG, oferecendo um auditório com capacidade para 300 pessoas.

WhatsApp Image 2024-05-20 at 18.10.21.jpeg

Source: ASCOM FL