
Faculdade de Letras e Núcleo Takinahaky têm primeiro professor indígena da UFG
Professor Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé, do povo Apyãwa, tomou posso nesta segunda-feira, 13 de fevereiro
A cerimônia foi conduzida pela reitora, profa. Angelita Pereira de Lima, e é um marco na história da Universidade Federal de Goiás.
Gilson passou em concurso público de provas e título para o cargo de Professor do Magistério Superior, para a área de Educação Intercultural.
Na foto: profa. Claudney Oliveira e Silva, vice-diretora da Faculdade de Letras, prof. Gilson Ipaxi'awyga, novo professor no Núcleo Takinahakỹ, profa. Tânia Rezende, coordenadora do Centro Maria Firmina dos Reis/FL/UFG
Gilson é formado pela própria UFG, no Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena, com mestrado em Letras e Linguística, pela Faculdade de Letras, da UFG.
A vaga que garantiu a contratação do professor surgiu de uma articulação entre a Faculdade de Letras, a Faculdade de História, a Faculdade de Ciências Sociais e o Instituto de Matemática e Estatística, unidades que há muito tempo criam condições para a existência do Núcleo.
Na foto: prof. Gilson, sua família, e a profa. Tânia Rezende/FL
A chegada do professor indígena realça as ações do Núcleo Takinahakỹ, da Faculdade de Letras e da UFG, e demonstra o importante papel da educação superior na formação indígena.
Foto: Tânia Rezende
Fonte: Ascom FL
Categorias: Takinahaky Indígenas