unirovuma

Professor da FL em missão em Moçambique é recebido pelo Reitor da UniRovuma

Professor Francisco José Quaresma de Figueiredo está ministrando aulas em Nampula para professores da UniRovuma que estão cursando Doutorado no PPGLL/FL/UFG

O Professor Francisco José Quaresma de Figueiredo, da Faculdade de Letras, Diretor do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, foi recebido, no dia 14 de setembro de 2022, pelo Professor Mário Jorge Caetano Brito dos Santos, Reitor da UniRovuma. A reunião ocorreu na sede da Reitoria, na cidade de Nampula, Moçambique. Participaram também da reunião a Profa. Denise Kátia Soares Omar, Diretora da Faculdade de Letras e Ciências Sociais e a Professora Ermelinda Lúcia Atanásio Mapasse, Coordenadora do Doutoramento Interinstitucional da UniRovuma.

unirovuma

Foto: arquivo pessoal

Desde o dia 27 de agosto, o Professor Francisco José Quaresma de Figueiredo está em Nampula ministrando a disciplina Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais aos professores da UniRovuma que estão cursando Doutorado na UFG, bem como tem oferecido, a cada semana, um workshop a professores da UniRovuma e da comunidade. A missão do professor na UniRovuma faz parte de um acordo assinado ente a UFG/Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) e a Universidade Rovuma (UniRovuma) em Moçambique, que tem por objetivo doutorar 9 professores da UniRovuma, na área de Letras e Linguística.

Durante a reunião, o Professor Brito falou de sua alegria por estar recebendo o Professor Francisco na UniRovuma e enfatizou a importância do acordo entre a UniRovuma e a UFG, o que está possibilitando o doutoramento de 9 professores de sua Instituição. O Professor Francisco aproveitou o momento para informar o Reitor sobre a nota 6 obtida pelo PPGLL na avaliação da CAPES, o que coloca o Programa em um patamar de excelência. Aproveitou o encontro para presentear o Reitor com seis de seus livros para a Biblioteca da Instituição e com uma peça em cerâmica, feita por um estudante da Licenciatura Intercultural da UFG, do povo Waurá, do Xingu. Também recebeu do Reitor presentes da UniRovuma, entre eles uma capulana, um pano tradicional, com o qual poderá fazer uma camisa. A Profa. Denise também foi presenteada com uma cerâmica Waurá.

unirovuma1

Foto: arquivo pessoal

No próximo sábado, como programação cultural, a Direção da Faculdade, a Coordenação do Doutoramento Interinstitucional da UniRovuma, os doutorandos e o Prof. Francisco irão fazer uma visita à Ilha de Moçambique, quedeu nome ao país e, por muitos anos, foi sua capital.

Fuente: FL

Categorías: UniRovuma