Orquestra Sinfonica Jovem de Goiania

Discente da FL participa da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

O discente Matheus Pereira de Brito participa da Turnê Brasil-Alemanha, em comemoração aos 20 anos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realiza a Turnê Brasil-Alemanha, com concerto no próximo dia 29 de maio, às 11h, no Teatro Basileu França, com entrada franca.

 

Orquestra Sinfonica Jovem de Goiania
Fonte: Instagram @orquestrasinfonicajovemdegoias


No repertório, obras de compositores latino-americanos como Heitor Villa-Lobos, Astor Piazzolla, Camargo Guarnieri, Arturo Márquez, Ary Barroso e Zequinha de Abreu. Para essa apresentação, a regência será do maestro titular Eliel Ferreira.


Ainda, a orquestra conta com a participação do discente da Faculdade de Letras, Matheus Pereira de Brito, que toca piano.

Conversamos um pouco com Matheus, do curso de Letras: Espanhol (Licenciatura):

FL: Matheus, como surgiu seu interesse pela música, em especial, por tocar um instrumento como o piano?
M: Eu comecei a estudar aos 6 anos. Minha avó era uma grande motivadora e, inclusive, foi quem me deu meu primeiro instrumento (um teclado), e era quem me motivava a estudar. Com o passar dos anos o piano se tornou uma parte vital da minha existência, de um modo tão intenso que nunca deixei de estudar. Estar com o piano sempre me fez bem, se expressar através da música é algo que não conseguiria deixar de fazer.

FL: Como é conciliar o curso de Letras e as atividades e ensaios da orquestra?
M: As vezes é desafiador, mas ainda assim apaixonante. Estar ocupando estes espaços (a FL e a Orquestra) faz com que eu me sinta realizado, afinal são duas paixões minhas. Poder viver, sentir, ser e estar em ambientes que lutam pela arte, educação, e acima disso, lugares que levam isso para a comunidade é com certeza realizador.
Claro ambas as áreas exigem muita dedicação, o piano conta com uma técnica exigente e muito tempo de estudo, e as atividades desenvolvidas na Letras também precisam de muito tempo de estudo, leitura e dedicação. Mesmo sendo desafiador as vezes, poder fazer Arte e Educação é uma grande motivação... É apaixonante.

FL: Qual a sensação de participar da turnê Brasil-Alemanha, em poder viajar representando nosso país, nossa cultura?
M: É algo difícil de expressar. Poder levar nossa arte, cultura, é um: "me belisca, estou sonhando?". É uma alegria surreal. Toda a orquestra tem se dedicado muito, cada um de nós sabe da importância desta turnê, e muito mais de levar nossa voz (nossa arte) Latino-americana pro mundo.

Sinta-se à vontade, Matheus, para dizer algo...

M: Saber da caminhada que tive até chegar aqui só me faz reconhecer cada vez mais a importância da arte e da educação em nossas vidas. E consequentemente a importância de manter vivo os ambientes educacionais e artísticos, escolas como o Basileu França que levam arte a toda a comunidade de forma gratuita, que me permitiu e permite uma preparação musical na minha jornada como pianista. Além de projetos de extensão dentro da UFG como o Piano Forte. E, claro, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, projeto que possibilita a jovens artistas aprimorar sua técnica e fazer Arte.

Para ficar por dentro da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, siga-a no Instagram

 

Tem uma história para nos contar?

Mande um e-mail para ascom.letras@ufg.br

Vamos adorar compartilhá-la.

Fonte: Coordenação de Cursos/FL

Categorias: Discente FL