importante

Nota de repúdio

O Conselho Diretor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (CD-FL/UFG) repudia todos os atos de invasão de salas remotas (de ensino, eventos e outras) que vem ocorrendo contra nossas ações acadêmicas. Em março, uma sala de defesa de dissertação foi invadida, havendo inserção de vídeos, músicas e barulhos diversos. Foi o caso da defesa da dissertação “Se formação continuada, então letramento[s] e variação linguística: uma interação necessária”.

Mais recentemente, durante o “Seminário de TCC 2020” da FL/UFG, neste mês de junho, houve mais duas invasões. Tratou-se do caso de uma sala com trabalhos relacionados a estudos LGBTQIA+, e de uma sala com trabalhos relacionados a estudos de gênero. Houve inserção de vídeos, músicas, gritos e xingamentos. Tanto no caso de março quanto nesses deste mês de junho, docentes, discentes e demais pessoas que assistiam às atividades tiveram de abrir nova sala para continuação dos trabalhos.

Há mais casos. Todos declaram ódio a estudos da linguagem (de línguas e literaturas em geral), a estudos de humanidades e afins. A maioria dos casos, além disso, declaram ódios a quaisquer estudos LGBTQIA+ e estudos de gênero, com aberta declaração de LGBTfobia, misoginia e racismo. O CD-FL/UFG declara que medidas técnicas de seguranças, apesar de já tomadas, serão reforçadas, mas também medidas legais por crime digital e crime de discriminação às pessoas LGBTQIA+, às mulheres, bem como por racismo.

CONSELHO DIRETOR – FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOÍAS

Categories: nota de repúdio