
Letramentos para uma escrita autoral no ensino superior
Evento Conversa com Pesquisadores
Resumo: Esse trabalho é um relato de experiência. Visa a expor alguns procedimentos desenvolvidos em um curso de especialização, para se alcançar os objetivos de: desenvolver o interesse dos alunos de nível superior pela leitura, contribuir para o aperfeiçoamento do uso da oralidade em situações que requerem uma postura e um posicionamento em coletividade e, por fim, estimular a prática da escrita autoral, por meio de uma resenha afetiva, como forma de construção de argumento. Dessa forma, além de se possibilitar ao estudante o desenvolvimento da criticidade, proporciona-se, também, o exercício de uma cidadania consciente. Portanto, a leitura, a oralidade e a escrita são encontradas aqui como meio para os letramentos, pois representam a capacitação do aprendiz em atuar com competência nas práticas sociais de linguagem e com proficiência no uso dos domínios discursivos, o que acaba por contribuir para o desenvolvimento da construção de argumento. Como resultado alcançado, constatamos que a partir da escrita da Resenha Afetiva, os alunos crescem na produção de argumentos, o que propicia que eles evoluam como seres críticos, capazes de engajarem-se e atuarem como cidadãos na sociedade à qual pertencem.
Palavras-chave: Retórica. Argumentação. Produção autoral. Letramentos. Resenha Afetiva.