evento6617.jpg

Exposição As cores da Itália retrata a cultura popular do país- ÚLTIMO DIA-

Evento

: Faculdade de Educação

: 26 de Março 2008 às 21:00 a 13 de Abril 2008 às 21:00

A abertura da mostra ocorreu no dia 27 de março na Faculdade de Educação e contou com a apresentação do violonista Arnaldo Freire e do Coral Italianoggi. Organizado pela UFG e pela Unione Italiana Fotoamatori, a exposição fotográfica estará aberta à visitação até 14 de abril.

A Coordenação de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG e a Unione Italiana Fotoamatori promovem a exposição fotográfica " As cores da Itália". O lançamento da mostra ocorreu dia 27, às 19h, na Faculdade de Educação. As fotos são da Calábria, Sicília e Toscana - três das regiões mais famosas da Itália. A curadora da exposição é a Margareth Nunes, da Faculdade de Letras.

A abertura da mostra contou com a apresentação do violonista Arnaldo Freire, um dos músicos mais importantes do Centro-Oeste, vencedor de dois concursos nacionais de violão. Em seguida, o Coral Italianoggi entra em cena. A exposição de fotos italianas estará aberta para visitação até 14 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h (entrada franca).

Abaixo, leia o texto assinado pelas professoras Ofir Bergemann e Margareth Nunes.

UMA PARCERIA DE SUCESSO

No princípio havia a imagem e a imagem era poesia, a imagem era vida nas lentes do fotógrafo. Havia também o desejo de conhecer o outro: outro país, outros povos, outra cultura, outras formas de construir relações interculturais. Surgiu então a oportunidade de materializar o sonho – do mútuo conhecimento – através de uma parceria na qual as imagens fotográficas seriam o objeto de intercâmbio e o elemento facilitador no processo de inter-relação, interação.

A U.I.F. (Unione Italiana di Fotoamatori) fundada em 1988 realiza, desde a sua fundação, concursos e exposições nacionais e internacionais de fotografias, publica livros temáticos com as fotos de seus associados e firma parcerias com outras associações de fotógrafos e instituições na Itália e no exterior. Foi em uma exposição coletiva promovida pela U.I.F. em Goiânia, em 2002, que tivemos a oportunidade de firmar uma parceria entre a Faculdade de Letras da UFG e a U.I.F., à época, representada pelo associado Fabio Nardi, hoje, seu Vice-Presidente e responsável pela curadoria, em nível italiano, da Exposição Cores da Itália: Calábria, Sicília e Toscana.

A parceria entre a UFG/Faculdade de Letras e a U.I.F. prevê que a cada biênio realizemos uma exposição temática de fotógrafos associados à U.I.F., fazendo com que o maior número de pessoas, em diferentes partes do Brasil, possam conhecer aspectos da cultura, da arte, da paisagem e dos habitantes do Bel Paese. Em contrapartida, uma curadoria no Brasil, envolvendo as cidades onde a exposição da U.I.F. foi realizada, escolhe imagens fotográficas relativas ao mesmo tema da mostra italiana e as remete para a U.I.F., na Itália que, por sua vez, realizará uma tourneé com essas fotos por cidades italianas. Neste momento há uma série de fotos cujo tema é Cultura Popular Brasileira: festas religiosas e folclore, com imagens capturadas por fotógrafos de Goiás, Espírito Santo e Ceará.

É com muito prazer que inauguramos o ciclo de exposições de 2008 em Goiânia, cuja temática apresenta paisagens naturais, intervenção humana, realidade histórico-social com o nome de Cores da Itália. A exposição percorre outras cidades brasileiras como: Catalão (GO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES) e Jataí (GO). Em todas as cidades há um grupo, ligado à Universidade Federal do Estado, que se responsabilizou pela realização da coletiva de fotógrafos italianos.

Agradecemos a todos pelo empenho, dedicação e interesse em estreitar os vínculos entre instituições brasileiras e italianas com o propósito de levar, a todos que se interessam pela cultura italiana, a oportunidade de conhecer aspectos de três das 20 regiões italianas, em especial, sua gente e suas paisagens, vistas pela objetiva de 62 fotógrafos da U.I.F.

Um especial agradecimento a Marta Pereira dos Santos Zanini e Francesca Bedin, que se dispuseram a escolher e traduzir os poemas de Roberto Vecchioni que melhor interagissem com as fotos.

Na noite de abertura da exposição haverá uma apresentação musical com a participação do violonista Arnaldo Freire (EMAC) interpretando dois compositores italianos com a seguinte programação: Ludovico Roncalli - Prelúdio, da Suite em Sol e Nicolló Paganini - Allegro Risoluto, da Grande Sonata. Haverá também a apresentação do Coral Italianoggi que apresentará um repertorio chamado: Viagem pela música italiana. Este repertório pretende homenagear um cantor/compositor em cada década: nos anos 50 – Domenico Modugno com a canção VOLARE; nos anos 60 – Nico Fidenco com a canção LEGATA A UN GRANELLO DI SABBIA; nos anos 70 – Nicola Di Bari com a música IL MONDO GIRA; já na década de 80 – Lucio Dalla com a famosa L’ANNO CHE VERRÀ; para os anos 90 – Angelo Branduardi com a composição SI PUÒ FARE e representando o século que se iniciou, Laura Pausini com a música ANCHE SE NON MI VUOI .

Esperamos que os visitantes façam uma viagem pela Calábria, Sicília e Toscana,  através destas imagens, poemas e músicas,  que se tornarão o ponto de contato entre estes dois mundos: Brasil e Itália.

Profa. Ofir Bergemann (Coordenadora do evento - CAI/UFG)
Profa. Margareth Nunes (curadora da mostra no Brasil- FL/UFG)

 

 Mais informações: professora Margareth Nunes (62) 9972-4111 - mnunes@letras.ufg.br