EBIME

VI Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística (VI EBIME)

: Evento Remoto

: November 27 - 29, 2023

O VI EBIME (Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística) ocorrerá no período de 27 a 29 de novembro de 2023, de forma remota, via ConferênciaWeb, sendo destinado a alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e ao público em geral. O EBIME é desenvolvido pelo Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM/CNPq), da Universidade Federal de Goiás (UFG), e tem como foco a confluência de duas áreas de pesquisa: os estudos do Imaginário de Gilbert Durand e a Ecolinguística. O evento contará com palestras, oficinas, minicurso e comunicações, conforme consta abaixo:

Palestras:

• Apontamentos de uma contra-educação em "O Retrato de Dorian Gray" e em "De Profundis" | Antonio Busnardo Filho (UNIVAG-MT)
  • O imaginário da marca e as marcas do imaginário | Hertz Wendell de Camargo (UFPR)
  • Análise do Discurso Ecossistêmica e saberes decoloniais: aproximações epistemológicas | Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)
  • Uma análise Ecodiscursiva das vozes narrativas da obra Torto Arado | Samuel de Sousa Silva (UFMS - Campus Aquidauana)
  • A poesia da Noémia de Sousa na perspectiva da Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand | Zilda Dourado Pinheiro (UEG - Campus Sudoeste)

Minicurso:

• Imaginário bantu-kongo no ritual umbandista e a pesquisa de encruzilhada | Ministrante: Hertz Wendell de Camargo (UFPR)

Oficinas:

• O arquétipo no imaginário publicitário | Ministrante: Ivan Chaves Coêlho, doutorando do PPGCOM-UFPR
  • A significação do imaginário no cotidiano | Ministrante: Caroline Uniga, mestranda do PPGCOM-UFPR
  • Imaginário, Corpo e Criação: fundamentos de artes cênicas | Ministrante: Rafael Pedretti, doutorando do PPGCOM-UFPR

O VI EBIME está aberto a propostas de comunicação que englobem os temas que norteiam o evento, ou seja, o Imaginário e a Ecolinguística, seja relacionando os dois campos do conhecimento ou dando ênfase a um deles. Haverá emissão de certificado de até 30 horas para ouvintes. Estão todos(as) convidados(as) a se inscreverem!

Informações sobre inscrição no site: https://viebimeufg.wixsite.com/viebime

IMG-20230926-WA0082.jpg