Projeto Pedagógico 4.4 A Formação Ética e a Função Social do Profissional

Projeto Pedagógico

4.4 A Formação Ética e a Função Social do Profissional

O curso de Letras da Universidade Federal de Goiás tem como um dos seus princípios norteadores o que prevêem as Diretrizes curriculares para os cursos de Letras (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO , 2001a): “O profissional de Letras deverá [...] estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as conseqüências de sua atuação no mundo do trabalho”. Dessa forma, o curso de Letras, não se limitando a uma visão da universidade como instância reflexa da sociedade, preocupa-se com a formação de indivíduos envolvidos com ideais emancipadores, e aptos a transformar a realidade social.

A prática educativa é concebida associada ao contexto político-social, considerando que

[...] todo exercício profissional se dá em um tempo e lugar determinados, em estreita relação com projetos que podem fechar ou abrir os horizontes humanos, consolidando exclusões sociais ou ensejando aberturas crescentemente integradoras dos diferentes segmentos da sociedade ( FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 2002, p. 10).

Inserido no âmbito das ciências humanas, o curso de Letras busca propagar o cultivo dos valores humanistas, ressaltando a relação dialética entre esses e o pragmatismo da sociedade moderna (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO , 2001a). Promove ações que identifiquem e valorizem as diferenças, levando em conta o saber existente nos alunos, as experiências vividas, os significados compartilhados, as representações construídas nas interações sociais, a fim de reconstruir um quadro de referências nas dimensões cultural, técnica, social, política e ética.

sumário               < próxima >