icon_fica_esp

Fica Espanhol GO

Moção de Apoio

 

Desde agosto de 2018, os professores de Espanhol das redes pública e particular do estado de Goiás estão mobilizados para garantir a oferta obrigatória do idioma na matriz curricular das escolas de ensino médio. Em 2017, a Lei 13.415 revogou a Lei do Espanhol e, entre outras finalidades, alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Assim, a Lei 13.415, em seu art. 35-A, assevera que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação e define no § 4o que:

[o]s currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino (grifos nossos).

Nesse sentido, o movimento Fica Espanhol tem se propagado Brasil afora e Goiás a ele se junta ratificando a importância do estudo linguístico e sociocultural do idioma de forma sistemática. Em âmbito estadual, é possível obter a aprovação de uma PEC (projeto de emenda constitucional), assim como pioneiramente conseguiu o Rio Grande do Sul, ou por meio de um PL (projeto de lei), como é o caso da Paraíba, de Sergipe e de Rondônia. Entre algumas das justificativas para a manutenção da oferta obrigatória do Espanhol nas escolas goianas, estão as seguintes:

- o Espanhol está presente nos 05 continentes;

- é a língua oficial de 22 países;

- é língua oficial do Mercado Comum Europeu, do Mercosul, da Unasul;

- é a língua da maioria dos países da América Latina, continente com o qual compartilhamos processos históricos, geográficos, socioculturais e identitários;

- é a língua de quase todos os nossos vizinhos da América do Sul (exceto Suriname e Guiana);  

- é uma língua que enriquece a pluralidade linguística e cultural do Brasil;

- é uma língua muito usada na veiculação de publicações científicas internacionais;

- é a terceira língua mais usada na comunicação via internet.

- é a língua mais procurada no ENEM, em torno de 60% dos candidatos optam pelo Espanhol;

- é uma língua que promove importantes intercâmbios internacionais com bolsas de estudo tanto para a Espanha quanto para países da América Latina;

- é uma língua que possibilita uma formação mais qualificada para o mercado de trabalho; para o exercício da cidadania; para a inserção internacional do Estado de Goiás no âmbito económico.

Portanto, pedimos o apoio da comunidade em geral e da comunidade ufegeana em particular para esta importante causa: #Fica Espanhol_GO.

Facebook: Fica Espanhol Go

Instagram: ficaespanhol_go

[1] Cleidimar Mendonça, professora da área de Espanhol da Faculdade de Letras da UFG. Doutora em Letras e Linguística.