Eco

: UEG – Câmpus Anápolis de Ciências Sócio-econômicas e Humanas

: 31 de Março 2017 às 08:00

Ecolinguística

A UEG/Câmpus Anápolis sediará o evento comemorativo de “Dez anos de Ecolinguística no Brasil”, no dia 31 de março de 2017. O evento conta com a participação de professores/pesquisadores da UEG dos Câmpus de Anápolis, Câmpus Formosa, Câmpus Pires do Rio e Câmpus Quirinópolis.

A Ecolinguística é uma teoria associada aos estudos da linguagem que faz convergir a Ecologia e a Linguística, a fim de estudar a comunicação verbal como um tipo de interação do ser humano com o seu meio ambiente. Essa teoria vem sendo desenvolvida na Alemanha, na China, em Portugal, na Austrália e nos Estados Unidos. No Brasil, a Ecolinguística começou a ser desenvolvida pelo professor Hildo do Couto, da UnB, em 2007, com a publicação da obra: “Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente”. Grande parte das pesquisas em Ecolinguística são desenvolvidas por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, da Universidade de Brasília, da Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Formosa, Pires do Rio e Quirinópolis), Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual do Maranhão. Por essa trajetória, o evento comemorativo irá revisar a história da Ecolinguística e apresentar novas perspectivas para a teoria.

Todos estão convidados para prestigiarem esse evento!

Texto: Profa. Zilda Dourado